UROANÁLISE

A uroanálise (exame químico e físico da urina) é importantíssimo no auxílio-diagnóstico à patologias do trato genito-urinário.

Cistites, nefrites, cristais e cálculos urinários, presença de sangue ou infecção urinária. São muitos os possíveis achados atípicos em um exame de urina. É uma ferramenta imprescindível em solicitações pré-operatórias também. Dependendo do resultado do exame de urina podemos estabelecer diferentes técnicas anestésicas. É um exame importantíssimo e deve ser realizado rotineiramente, principalmente antes de qualquer cirurgia. A uroanálise está diretamente relacionada ao aparelho urinário que está dividido em órgãos secretores (rins) e órgãos excretores (conjunto de tubos e bexiga).

A uruanálise é um método muito utilizado nos laboratórios de análises clínicas por apresentar bons resultados e possuir fácil coleta. A uroanálise consiste na análise da urina que é um filtrado do plasma sanguíneo composto por ureia, água, creatina, ácido úrico, cloretos, medicamentos, fosfatos, entre outros. Para a coleta da urina deve-se utilizar de um recipiente limpo e seco e descartável, caso haja urocultura é necessário um tubo estéril. A análise da urina consiste em três fases. A primeira analisa o volume de urina, a sua cor, o seu aspecto e o odor. A segunda fase é o exame químico da urina, ela analisa o pH da urina, a densidade, as proteínas, os eritrócitos, bilirrubina, urobilinogênio e os leucócitos. A terceira fase consiste na análise microscópica da urina e possui uma extrema importância pois irá identificar e quantificar os elementos urinários como eritrócitos, leucócitos, artefatos, leveduras, parasitas, muco, espermatozoides e cristais.

Resultado On-Line

Aqui você pode agendar o seus exames de acordo com sua disponibilidade.

Veja seu Resultado

Agendamento de Exames

Aqui você pode agendar o seus exames de acordo com sua disponibilidade.

Agendamento de Exame

Laboratório Pronto Análise | 2018 - Projeto: Daniel Camargo